sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O quê é PNL - Programação Neurolinguística



Curso de Introdução à PNL - Programação Neurolinguística

O que é PNL?
Eu não diria a você, pois irá perceber por você mesmo que a PNL é uma tecnologia de comunicação, que transporta você à excelência, tanto em nível pessoal como profissional. É a arte e a metodologia da excelência, isto é, fazer o melhor possível por escolha e não por acaso.
Com tranquilidade, podemos afirmar que a PNL é um instrumento e uma ferramenta para o autogerenciamento dos padrões individuais, objetivando o autoequilíbrio e a busca da riqueza pessoal, encontrando resultados desejados para superar os obstáculos.
Oportuno se torna destacar os seguintes benefícios da PNL: conhecer e perceber como as pessoas fazem o que fazem e decidem o que decidem. Instrumentos para a negociação de conflitos, automotivação, criar e planejar estratégias de sucesso, individuais, setoriais e gerais.

Quais são seus principais usos?
• Na educação;                                                    • Resolução de conflitos;
• Vendas;                                                              • Psicoterapia;
• Relacionamentos;                                            • Esportes;
• Comunicação;                                                   • Todo e qualquer contexto ou situação da vida do ser humano.

Quem pode aprender PNL?
Todas as pessoas que desejam um aprimoramento, enquanto seres humanos.

Quais os benefícios da PNL para a vida?
• Autoconhecimento para chegar ao autogoverno;
• Conhecimento específico e genérico;
• Entender como as pessoas funcionam interna e externamente;
• Como as pessoas utilizam seu potencial e como podem usar melhor;
• Oferecer instrumentos para melhorar o processo contínuo de qualidade de vida;
• Facilitar a comunicação intra e interpessoal.

Quais os benefícios para a empresa?
• Conhecer e perceber como as pessoas fazem o que fazem;
• Conhecer e perceber como as pessoas decidem o que decidem;
• Oferece instrumentos práticos e úteis para efetivar transformações nas pessoas e nos procedimentos;
• Instrumento para negociação de conflitos;
• Para auto-motivação, criar e planejar estratégias individuais, setoriais e gerais na corporação.

Quais os benefícios para as escolas?
• Facilitar a aprendizagem como fonte de prazer;
• Instrumentalizar os processos para melhores resultados do seu trabalho.
• Facilita o aprender a aprender;
• Entender como os alunos gostam de aprender;
• Conhecer quais as habilidades dos alunos e direcioná-los para a aprendizagem.

Como a PNL pode ser aplicada no dia-a-dia?
Como instrumento para o autogerenciamento dos padrões individuais, objetivando o auto-equilíbrio e o desbravamento da riqueza pessoal, encontrando resultados desejados, para superar os obstáculos.

A PNL pode ser considerada uma forma de fazer terapia?
Sim, ela pode também ser considerada uma forma de fazer terapia porque possui abordagens ricas que podem ser adicionadas no contexto psicoterapêutico.

Quais são os pressupostos da PNL?
• O significado da comunicação é a resposta que ela obtém, não importando qual foi sua intenção.
• Não há fracassos na comunicação, apenas, resultados.
• Se o que está fazendo não está funcionando, mude seu comportamento.
• A energia flui para onde vai a atenção.
• Os indivíduos aptos para maior variabilidade de comportamento têm maior probabilidade de deter o controle.
• As pessoas têm todos os recursos necessários para qualquer mudança desejada.
• Os seres humanos se comunicam em dois níveis: o consciente e o inconsciente.
• Há uma intenção em TODO comportamento.
• As pessoas operam no mundo através das representações que fazem da realidade - seus "mapas". ("o mapa não é a realidade, não é o território").
• Os melhores mapas permitem um maior e mais rico número de escolhas.
• Não existe tal coisa como a falha, existe apenas feedback.
• As pessoas sempre fazem as melhores escolhas possíveis.

Quem criou e como isso aconteceu?
A PNL foi criada por Richard Bandler e John Grinder em 1970 – USA, e surgiu pela pesquisa com pessoas que obtinham excelência no que faziam. Pessoas como Milton H. Erickson, Fritz Perls, Virginia Satir e outros.

Que visão de homem tem a PNL?
O homem como fonte dos seus próprios recursos para realizar os seus objetivos. O ser humano, não como um problema a ser resolvido, mas sim como um mistério a ser desvendado, conhecido e sabido.

Habilidade para entrar e sair

Se você tem habilidade para entrar em um problema, de fato tem habilidades melhores para sair dele. 

www.leandromotta.psc.br 

www.hipnose-psicanalise.com.br 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Depressão e Ansiedade

Depressão é o excesso de passado em nossas mentes, a ansiedade é excesso de futuro. O momento presente é a chave para a cura de todos os males.


mais-informacoes agende-sua-consulta

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O que é Hipnoterapia?




A Hipnoterapia é o trabalho terapêutico vivenciado através da hipnose. São utilizadas técnicas e instrumentos necessárias para que o indivíduo busque por ele mesmo, ou com a ajuda do terapeuta, a solução para diferentes problemas.


É crucial lembrar que não existe apenas uma forma de hipnoterapia. E normalmente cada hipnoterapeuta já vem de uma linha teórica da Psicologia, usando a Hipnose segundo esta forma de compreensão do Ser Humano. Assim, cada processo terapêutico será diferente e os resultados deste também serão diferentes. www.leandromotta.psc.br


Na hipnoterapia, vários são os fenômenos que o paciente pode experienciar em estados hipnóticos ou de transe, podendo levá-lo a ter diferentes aprendizagens e pensamentos. www.leandromotta.psc.br

mais-informacoes agende-sua-consulta

O que é Hipnose ?




A hipnose é um conjunto de elementos específicos e naturais da mente, que produzem diferentes impactos, tanto físicos quanto psíquicos. Esses fenômenos poderão ser induzidos ou autoinduzidos através de estímulos provenientes dos cinco sentidos, sejam eles conscientes ou não. Dentre os fenômenos específicos (descritos no texto Hipnoterapia) da mente produzidos na hipnose, podemos citar a Regressão de Idade. Esse fenômeno acontece na medida em que o paciente regride para uma idade do passado tendo essa como presente, ou seja, se voltar aos seus 5 anos de idade, ele achará que realmente tem 5 anos. Se nessa época viveu algo traumatizante, o objetivo do terapeuta é fazer o manejo desse fato, buscando uma ressignificação, proporcionando ao paciente novas experiências, ou seja, novas aprendizagens com objetivos de buscar a solução, buscar a mudança. www.leandromotta.psc.br

Portanto, esses elementos produzem diferentes impactos tanto físicos como psíquicos. Físicos como no caso da catalepsia que é um enrijecimento de um membro do corpo, ou a anestesia de um local do corpo. Impactos mentais como a amnésia ou hipermnésia. Esses poderão ser induzidos pelo hipnoterapeuta ou autoinduzidos, no caso da autohipnose ou mesmo no treinamento autógeno, que é um autorelaxamento. A indução ocorrerá através de estímulos provenientes dos cinco sentidos, pois qualquer estímulo pode induzir um dos fenômenos hipnóticos, e estes podem se manifestar por qualquer um dos sentidos. www.leandromotta.psc.br

Nesse diapasão e, para finalizar a definição, disse que esses estímulos podem ser conscientes ou não, isso porque nem sempre o estímulo é percebido, tanto pelo hipnoterapeuta como pelo paciente. As vezes no cotidiano temos uma hipermnésia sobre uma viagem que fizemos há alguns anos, porém não identificamos o que desencadeou essa lembrança. Muitas vezes o terapeuta buscará provocar um fenômeno e fará uma comunicação específica para que este ocorra, porém essa comunicação poderá estar levando a um outro fenômeno que era inesperado. Isso porque existem diferentes formas de comunicação, como a direta, indireta, implícita percebida e a implícita não percebida. www.leandromotta.psc.br

Neste sentido, a forma como cada um responde aos estímulos apresentados é diferente, único e individual. Cada problema, doença ou dificuldade aparecerá por motivos diferentes em cada paciente, e por isso a necessidade de um tratamento individual, sem regras e sem padronizar o ser humano, descartando a idéia de enquadrá-lo em técnicas prontas, dando a impressão que todos tem os mesmos problemas pelos mesmos motivos. www.leandromotta.psc.br



mais-informacoes agende-sua-consulta

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Educação infantil

Pegue uma criança e diga-lhe várias vezes que ela jamais será tão boa quanto seu pai, nem como seu irmão, e nunca conseguirá nada. Anos depois, todas as vezes que estiver prestes a ser promovida ou dar um salto na vida seja esse salto qual for ela irá se auto-sabotar de alguma maneira, executando e praticando atitudes destrutivas. www.leandromotta.psc.br




mais-informacoes agende-sua-consulta

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O SEGREDO DO RELACIONAMENTO

:: RELACIONAMENTO :: www.leandromotta.psc.br

Atualmente a grande maioria não quer assumir a responsabilidade dessa união que requer SACRIFÍCIO + TOLERÂNCIA + RENÚNCIA ... pensar como um casal ... ser um casal ... viver como um casal ... ver-se como um casal ... ouvir-se como um casal ... sentir-se como um casal ... ser a imagem de um casal ... ser o som de um casal ecoando ... ser as sensações de um casal (estou errado?)

mais-informacoes agende-sua-consulta

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

NARCISISMO EXACERBADO

NARCISISMO EXACERBADO

Quanto mais infantis somos, mais raivosos e desrespeitosos também seremos. 
Quanto mais fechados em nosso narcisismo, menos sentido e valor o outro tem. 
A nossa bondade , mesmo a mais genuína, está sempre carregada de impulsos negativos para os quais não temos explicação. 

Somos dominados por coisas aparentemente tolas porque , apesar da nossa criatividade e da incomensurável inteligência de que dispomos, somos mesquinhos, invejosos e desenvolvemos um amor pelo nosso ego que ninguém supera e com a qual ninguém concorre. 
Só mesmo pensando como Freud pensou o narcisismo, compreenderemos que temos uma relação sensual e passional com nosso próprio ego. Somos auto-apaixonados. 
Desejamo-nos mais que a qualquer um, estamos cegos ao outro pelo que nossa auto-conservação nos demanda . Damos sempre muito menos que podemos dar e do que teoricamente teríamos responsabilidade de dar. Mesmo que não façamos nada que aparente amor por nós, somos auto-devotados.
Teimosos, renitentes. Somos metódica e precisamente sempre nós mesmos e impomos nossas regras ao outro, e se esse outo não as aceita, impomos a ele o nosso desamor, o nosso ódio e desprezo, o nosso rancor e a nossa traição. www.leandromotta.psc.br


mais-informacoes agende-sua-consulta