quarta-feira, 9 de abril de 2014

Hipnoanálise e Psicanálise

Hipnoanálise e Psicanálise 

O termo usado por Hadfield em 1920, para denominar uma combinação de catarse hipnótica e de sugestões re-educativas, que utiliza hipnose para ajudar a vencer as resistências do paciente, e aceitar a assimilar as experiências relembradas. 

A Hipnose facilita a "livre-associação", ajudando enormemente o trabalho analítico em relação às fantasias inconscientes. Não faz sentido supor que a psicoterapia no estado de vigília, que se dirige à cerebração consciente, seja mais eficaz que a Hipnoanálise, que se dirige diretamente ao subconsciente e inconsciente, onde reside a causa do mal. 

Pode-se dizer que a dependência do analisado em relação ao analista (psicanalista) é ainda mais forte, muitas vezes chega a ponto de fazer o paciente aceitar passar anos no divã. www.hipnose-psicanalise.com.br

Segundo Freud e outros psicólogos , “quando um fato inconsciente passa para o consciente, começa a deixar de ser um problema. A consciência se encarrega de reestruturá-lo e pô-lo no lugar que lhe cabe, de tal modo que deixará de ser patológico”. A hipnoanálise aproveita os efeitos mentais do transe hipnótico para trazer de novo à consciência antigos conflitos e lembranças. Portanto, em verdade, a hipnoanálise é, na realidade, muito parecida com a psicanálise. A técnica é similar em muitos aspectos, mas a vantagem da primeira é que é muito mais rápida, visto que acessa mais cedo níveis mais profundos da mente. 

A semelhança entre ambas as técnicas não deve surpreender, haja vista que Sigmund Freud, pai da psicanálise, bebeu da hipnose antes de elaborar sua teoria, este agradeceu por toda sua vida à hipnose por tudo que seu sistema psicanalítico herdou dela. Deste modo, o paralelismo é lógico. Oportuno se torna dizer que, por conta de sua complexidade, essa técnica é para profissionais graduados em conhecimento em psicoterapia clínica. Em suma, a hipnoanálise é uma regressão de memória, feita em transe leve, sugestionando que o indivíduo aponte ou fale de seus traumas.www.leandromotta.psc.br



mais-informacoes agende-sua-consulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário