quinta-feira, 31 de outubro de 2013

3 crenças que podem te deixar doente


As nossas crenças mentais, que são formadas através das relações que temos com os outros, podem adoecer o nosso corpo. Essa tese vem sendo confirmada por estudos recentes da psicossomática e da psiconeuroimunologia.

Sem saúde mental não há saúde.

Sem saúde mental não há saúde.

1. Eu não sou bom o bastante www.leandromotta.psc.br

Acreditar que você não é uma pessoa boa pode, de fato, fazer com que o seu sistema imunológico enfraqueça. Isso porque a glândula hipotálamo, localizada no centro do cérebro, acaba por liberar hormônios de estresse caso nos sintamos ruins, sujos ou indignos, o que acaba por ocasionar um sentimento de rejeição e desproteção. Porém, sentir-se protegido e amado é fundamental para que estejamos em harmonia com o nosso corpo. Construir uma boa auto-estima não é papo de autor de autoajuda. Confiar em si mesmo é fundamental para que tenhamos um corpo saudável.

2. Eu não mereço www.leandromotta.psc.br

Essa é, talvez, a pior crença que podemos cultivar. Ela pode ser uma das nossas crenças básicas, que acabam por ramificar outros pensamentos, que derivam da ideia de que não merecemos amor, paz ou felicidade. Essa questão do merecimento atua em nosso inconsciente, principalmente por estar presente na história da nossa sociedade. Durante muito tempo a religião propagou, através do medo e do moralismo, que devemos ser de uma determinada forma para termos as coisas que desejamos, quando, na verdade, tal coisa de merecimento vai depender do que cada sujeito vai achar ser merecedor. O merecimento é de todo ser vivo, pois não há um ser, sentado no Céu, julgando nossos comportamentos.

3. Devemos sofrer para aprender www.leandromotta.psc.br

A crença no sofrimento é a crença no mal, ou seja, a ideia de que a vida é maldosa e nos testa. Boa parte das pessoas acredita que a vida, constantemente, testa o ser humano. É como se houvesse uma prova ou avaliação, onde, para sermos aprovados, devemos sofrer muito, pois a dor “ensina”. Tal ideia está pautada na concepção de que punir funciona. Achamos que se formos torturados, seremos pessoas melhores. Do tipo: “O câncer me tornou uma pessoa melhor”. Porém, isso decorre por, justamente, acreditarmos na dor, pois temos a capacidade de aprender com os erros dos outros e pela inteligência. Infelizmente, parece que a nossa espécie ainda não se deu conta disso.

Por isso, cultive bons pensamentos e dirija a sua atenção para os aspectos importantes da sua vida. Não ter paz na mente é prejudicial à você e a todos aqueles que estão ao seu redor. Cultive a paz e deixe o estresse de lado. Viva o presente e ame-se. Esse é o melhor remédio para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário