terça-feira, 29 de outubro de 2013

Programação Neurolinguistica para Vender Imóveis





Melhore suas vendas utilizando a linguagem abaixo

1. Eu não lhe diria _________, porque ...
De qualquer forma já estou dizendo, porém, minha negativa inicial quebra a resistência, e a palavra mágica "porque" atribui autoridade ao que digo ao mesmo tempo em que desvia a atenção do comando embutido.
Exemplo: Eu não lhe diria escolha seu imóvel agora, porque você já sabe que este é o melhor momento.

2. Eu poderia lhe dizer que________, mas ...
Você não pode colocar nenhuma objeção, já que eu apenas estou comunicando o que posso fazer. O "mas" desconsidera o dito e engana a atenção consciente.
Exemplo: Eu poderia lhe dizer que este imóvel é fundamental para a sua família (ou para casal, etc), mas prefiro que você descubra por si mesmo.

3. Mais cedo ou mais tarde, ...
Este padrão é um verdadeiro facilitador de comandos embutidos, no que pressupõe a inevitabilidade dos mesmos.
Exemplo: Mais cedo ou mais tarde, você vai perceber mais profundamente as vantagens desta escolha.

4. Algum dia (ou em algum lugar)...
Mesmo caso do anterior. Pressupõe-se que algo inevitavelmente irá acontecer, algum dia ou em algum lugar. Então é melhor que você já comece imaginar isto agora e deixe acontecer.
Exemplo: Algum dia, você vai rir das preocupações atuais e irá perceber que fez a melhor escolha.


5. Tente resistir ...
A pressuposição é de que qualquer resistência será inútil. Este padrão contém um duplo vínculo: ou o cliente tenta resistir, obedecendo ao comando direto ou não resiste, atendendo ao comando indireto. Não há como não obedecer a você.
Exemplo: Tente resistir a este maravilhoso imóvel.

6. Estou me perguntando se você _______ ... ou não.
Pergunta embutida, seguida de comando embutido. O "... ou não" do final é optativo e serve para uma possível retirada estratégica.
Exemplo: Estou me perguntando se você gostaria de experimentar este imóvel por uma semana sem compromisso... ou não

7. Talvez você não tenha... , ainda.
O "ainda" é outro pressuposto de inevitabilidade. O "talvez" funciona como suavizador. O "não" produz a imaginação do que está sendo negado. A metamensagem é "faça logo".
Exemplo: Talvez você não tenha decidido a comprar este imóvel ainda.

8. Estou me perguntando o quê você gostaria de fazer primeiro.
A cláusula temporal "primeiro" contida nesta pergunta embutida faz pressupor que ambas as escolhas vão ocorrer de qualquer jeito. O consciente é desviado pela preocupação com a ordem em que vão ocorrer.
Exemplo: Estou me perguntando o quê você gostaria de fazer primeiro: tomar mais um cafezinho ou assinar o contrato de venda e compra do imóvel.

9. Alguém pode __________, porque ...
O uso da confusão, reforçada pelo padrão "lógica sem lógica". Observe, pelo exemplo, que o cérebro do ouvinte vai ter que inventar uma ligação de causalidade lógica entre as duas orações da sentença.
Exemplo: Alguém pode sentir-se aliviado e tranquilo, porque você conhece a satisfação íntima de efetivar a compra deste imóvel.

10. Você vai ______ agora, ou você vai _______?
A multiplicidade de escolhas disfarça a pressuposição de que a escolha é inevitável.
Exemplo: Você vai garantir esta compra agora, ou você vai fazer a proposta de reserva para depois?

11. ... disse (ou dizia) _____, "________"
Você transmite seu comando ou sua mensagem através da citação de outrem.
Exemplo: Já dizia meu avô: "quem não arrisca não petisca".

12. ... me disse uma vez, "_______"
Mesmo padrão anterior, enriquecido com a adição de metáforas.
Exemplo: Meu pai me disse uma vez que, com um passo após o outro, você chega onde quiser.

13. <fato>, <fato>, <fato>, e...
Uma das sequências eficazes de condução neolinguística. Após uma série de afirmações comprováveis fisicamente, você faz uma sugestão que, embora não comprovável, terá alta chance de ser incorporada às demais.
Exemplo: Você está sentado nessa cadeira, na minha frente, pode ver o meu rosto e as minhas mãos, ouve o som da minha voz e sabe que eu não o enganaria numa transação imobiliária.

14. É fácil ________, não é?
O mágico "não é?" final transforma o comando em uma pergunta e contorna a resistência, oferecendo a opção do contrário.
Exemplo-1: É fácil negociar quando as duas partes querem o acordo, não é?
Exemplo-2: É fácil comprar seu imóvel quando você e seu marido querem o acordo, não é?


15. Sem sombra de dúvida (ou com certeza) ...
Os advérbios de modo como felizmente, obviamente, indiscutivelmente, infelizmente, etc. fazem pressupor que a afirmação que lhes segue é necessariamente verdadeira, reforçando assim os comandos embutidos.
Exemplo-1: Sem sombra de dúvida, vale a pena investir neste imóvel.
Exemplo-2: Indiscutivelmente, vale a pena investir neste imóvel.

16. Eu não sei se _________.
Neste padrão, a negação disfarça uma pergunta que, por sua vez, disfarça um comando. É uma forma indireta de se chegar ao inconsciente.
Exemplo: Eu não sei se esta é a grande oportunidade que vai mudar sua vida ao comprar este imóvel.

17. Você pode _______, não pode?
O que distingue este padrão é o "não pode?" final. Você pode entender como ele suaviza o comando e cria fatores de rapport com o ouvinte, não pode?
Exemplo: Você pode se colocar alguns instantes no meu lugar, não pode?

18. A gente pode ________ porque ...
" 'Porque' é uma palavra mágica, porque ela empresta credibilidade emocional a tudo o que se diz antes dela". (Robert Anue)
Exemplo: A gente pode gastar algum tempo analisando o assunto porque você sabe que esta é uma forma de se chegar a um acordo mais seguro na aquisição deste imóvel.

19. Quem sabe você gostaria de _________?
Treine o uso sistemático de suavizadores. Este padrão contém dois. No exemplo a seguir, há também a pressuposição de que o cliente vai comprar o imóvel.
Exemplo: Quem sabe você gostaria de visitar novamente o imóvel antes de comprá-lo?

20. Você provavelmente já sabe ...
Forma excelente e elegante de suavizar o comando indireto que se segue. O ouvinte é conduzido a colocar em ação seu sistema de busca para verificar seu conhecimento do que é afirmado, enquanto o inconsciente capta a mensagem do comando embutido.
Exemplo: Você provavelmente já sabe como identificar um imóvel de boa qualidade.

21. Estou curioso para saber se ...
Forma indireta de fazer a pergunta, que vai embutida.
Exemplo: Estou curioso para saber se você vai estudar minha proposta com o carinho que ela merece.

Exemplo de uma conversa: www.leandromotta.psc.br

VISITANDO O IMÓVEL COM O CLIENTE
Maria Compradora, eu poderia lhe dizer que este imóvel é fundamental para a sua família (ou para casal, etc), mas prefiro que você descubra por si mesma.
Você provavelmente já sabe como identificar um imóvel de boa qualidade, porque, provavelmente faz tempo que está procurando, não é?
Maria Compradora, alguém pode sentir-se aliviado e tranquilo, porque você conhece a satisfação íntima de efetivar a compra deste imóvel.
Maria Compradora, já que gostou deste imóvel, estou me perguntando se você gostaria de experimentar este imóvel por uma semana sem compromisso, ou não. Mais cedo ou mais tarde, você vai perceber mais profundamente as vantagens desta escolha.
Eu não lhe diria escolha seu imóvel agora, porque você já sabe que este é o melhor momento. Maria Compradora, talvez você não tenha decidido a comprar este imóvel ainda, quem sabe você gostaria de visitar novamente o imóvel antes de comprá-lo? Já dizia meu avô: "quem não arrisca não petisca".
Maria Compradora, Indiscutivelmente, vale a pena investir neste imóvel. Eu não sei se esta é a grande oportunidade que vai mudar sua vida ao comprar este imóvel.
PROPOSTA
Maria Compradora, você vai garantir esta compra agora, ou você vai fazer a proposta de reserva para depois? Sem sombra de dúvida, vale a pena investir neste imóvel. É fácil negociar quando as duas partes querem o acordo, não é?
Maria Compradora tente resistir a este maravilhoso imóvel, algum dia ou em algum lugar, você vai rir das preocupações atuais e irá perceber que fez a melhor escolha na compra deste maravilhoso imóvel.
FECHAMENTO
Nós podemos gastar algum tempo analisando o assunto porque você sabe que esta é uma forma de se chegar a um acordo mais seguro na aquisição deste imóvel, eu não sei se esta é a boa ocasião que vai mudar sua vida ao comprar este imóvel, mas você já percebe isso, não é, estou me perguntando o quê você gostaria de fazer primeiro: tomar mais um cafezinho ou assinar o contrato de venda e compra do imóvel.
Você está sentado nessa cadeira, na minha frente, pode ver o meu rosto e as minhas mãos, ouve o som da minha voz e sabe que eu não à enganaria numa transação imobiliária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário