quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Criando uma “Memória do Futuro” – Técnica de PNL - Programação Neurolinguística



Ano novo chegando e com ele novas metas, objetivos e mudanças. Uma das maneiras de reprogramar a nossa mente é fazê-la com que acredite em uma ideia que sequer aconteceu. O exercício, para criar uma “memória do futuro”, é prático e pode servir como um dos instrumentos para transformarmos nossas vidas.

A imaginação pode transformar nossos cérebros.

Embasamento científico www.leandromotta.psc.br

Muitos dos estudos científicos publicados em revistas do gênero possuem uma linguagem mais complicada para o entendimento do público leigo. Um dos motivos é não estarmos acostumados em pensar cientificamente no nosso dia-a-dia. A forma como um estudo é interpretado pode fazer a diferença quando queremos utilizá-lo para o autoconhecimento e mudança de atitude. Alguns pesquisadores costumam criticar a Programação Neurolinguística, pois ela lida com experiências subjetivas, o que pode ser considerado um problema para a objetividade do método positivista. Entretanto, a PNL pode ser considerada um método, não exatamente uma ciência, que se preocupa mais com os resultados do que com respaldo científico¹.

A técnica descrita a seguir pode ser pensada como um dos instrumentos terapêuticos para mudança de comportamento. A PNL não seria o carro-chefe de um tratamento psicológico. Ela é melhor vista como um auxílio. A respeito da funcionalidade da técnica, podemos correlacionar aos estudos da neurociência ou da própria psicologia. Carl Jung, por exemplo, enfatizou para o fato que não há temporalidade em nosso inconsciente. Já outros estudos apontam que para o nosso cérebro há pouca ou nenhuma diferença entre imaginação e ação², portanto, visualizar uma realidade pode fazer com que nossa mente realmente entre no “clima” proporcionado por um ambiente diferente. Porém, no caso, fazemos um processo reverso: tornamo-nos autores de nossas vidas e, assim, transformamos a realidade externa...

A técnica www.leandromotta.psc.br

O exercício é simples: tudo que você precisa fazer é escrever uma “carta do futuro” para um amigo, familiar ou para si mesmo. Nesta carta você irá contar o que aconteceu com você nos últimos 6 meses. O verbo precisa estar no passado, como se tudo já tivesse sido concretizado. Você pode colocar realizações a nível psicológico, profissional, ou qualquer outro campo de sua escolha. Você irá ler a carta, no mínimo 2 vezes por semana, durante 3 meses ou mais, de preferência, antes de dormir ou no momento em que acordar. Porém, você repetir o exercício quantas vezes a mais desejar. É muito importante que, toda vez que ler a carta, sentir que a sua antiga personalidade ou realidade já faz parte do passado.

Abaixo segue uma carta-exemplo: www.leandromotta.psc.br

“Oi Sonia, tudo bom? Estou escrevendo esta carta para te contar o que aconteceu comigo nos últimos 6 meses. Através do estudo e das experiências de vida que passei pude questionar minhas verdades e crenças profundas. Vinha passando, neste período, por um forte processo da autoanálise. Percebi o quanto era pessoa negativa, pessimista e mimada, por querer tudo do meu jeito. Hoje, não quero mais mudar os outros. Eu os aceitei da maneira como são. Da mesma forma, consigo ver coisas boas todos os dias. Agora me concentro nelas pois sei que sou responsável por aquilo que sinto. Como consequência parei de culpar os outros e a vida pela minha própria infelicidade. Deixou de fazer sentido ficar preso ao passado. Sonia, você se lembra como era há algum tempo atrás? Não me aceitava e me autoagredia o tempo todo. Agora posso colocar o meu afeto no mundo de maneira positiva. Não tenho mais medo de amar os outros ou demonstrar meu amor pelos mesmos. Me sinto disposto e bem motivado. Acordo com uma energia incrível sabendo que tenho muito a aprender e realizar. Sei que novas mudanças e turbulências virão, mas estou preparado para enfrentá-las sem deixar de confiar em mim.”
www.leandromotta.psc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário